7 dicas para se manter criativo e ter boas ideias – post de inspiração

Sharing is caring!

Ninguém tem dúvidas que a criatividade e a inspiração ajudam bastante a resolver problemas do dia a dia, mas como encontrar mais ideias? Separamos sete dicas muito legais para impulsionar nossas ideias no nosso trabalho, lazer, artesanatos e relacionamentos.

luz

 

1 – Tempo para pensar/Meditar

Tempo para pensar/Meditar: Sempre reserve alguns minutos para usar sua caxola e analisar o que foi bom e o que foi ruim no seu dia. Saber o motivo que fazem nossas atitudes gerarem efeitos positivos ou negativos nos ajuda a entende melhor as coisas e evitar erros futuros.
Meditar é essencial para a formação de novas ideias.

2 – Não existe EUREKA

O nascimento de uma ideia não é ocorre de uma hora para outra. Mais uma vez, vemos que o tempo e a dedicação são de suma importância para o desenvolvimento de idéias. Como diria Thomas Alva Edson, “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.”.
A criatividade é sinônimo de bastante trabalho.

3 – A vida é melhor em grupo

Fazer parte de uma comunidade, conversar sobre assuntos diversos é de suma importância para termos boas soluções. A cada momento as informações que absorvemos podem ser somadas para o surgimento de uma nova ideia.
Além disso, ao socializar o conhecimento também reciclamos nossas ideias. Reciclar é sempre bom, não é?

Afinal, este blog é o resultado de uma socialização de conhecimento, aqui aprendemos pelo trabalho de outros.

4 – Perder o foco é importante

Não seja obcecado por trabalho ou pela resolução de um problema, a mente precisa de descanso. Pratique um esporte ou um hobby. Sempre tenha a mão um bom livro (que não seja da sua profissão). É comum participarmos de rodas de amigos onde algumas pessoas só falam sobre as mesmas coisas o tempo todo, elas chegam a ser irritantes e não são tão criativas.

5 – Adapte as ideias

Nunca faça nada que não possa ser reaproveitado. O segredo das boas ideias é a adaptabilidade.

6 – Não rejeite o erro

Talvez a dica mais importante! Nada se perde, tudo se recria, portanto a partir de erros podem surgir boas ideias. Afinal, é errando que aprendemos.

7- Bagunça organizada

Uma forma de gerar associações livres de ideias menores para a formação de uma grande ideia vem da escrita rápida ou do registro sem catalogação. A sacada é usar blocos de notas e desenhos para registrar ideias momentâneas.

 

É isso, muito mais criatividade a tod@s 🙂

Receba por noviadades por e-mail

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*