Puff de pneu usado: Como fazer

Se você estava procurando uma boa referência de como fazer Puff de pneu, encontrou o lugar certo. Pois em nenhum post você encontrará uma coletânea tão completa com imagens de referência como esta aqui.

Começaremos mostrando as principais opções de puff de pneu, enquanto isso mostraremos sacadas para que você possa fazer ou adaptar as ideias em seus ambientes prediletos.

Porém, antes de começar, vamos falar um pouco sobre os puffs. Esta peça tão versátil que serve como apoio para as mais diversas situações. Não se sabe ao certo a origem, pois há registros na Índia e Grécia clássica do seu uso. O formato é normalmente redondo de grandes almofadas para descanso.

Puff de pneus em par

Atualmente o puff também pode ter uma estrutura de madeira e formatos diversos. Alguns até servem como baú para guardar outros objetos. Outros puff tem até encostos, como veremos a seguir.

Puff de pneu com baú e feito em tecido. Foto: Vulcan Lyric

Outros também apresentam rodinhas e pés para ter mais altura do solo ou facilitar o transporte. No entanto o uso principal é praticamente o mesmo desde sempre, apoio do corpo ao sentar assim como apoio para as pernas.

Hoje em dia é difícil de saber a diferença entre puffs e poltronas

Sabendo destes detalhes, siga o fio para ver diversas opções de uso de pufes de pneu.

Puff de pneu reciclado

Um dos baratos de se fazer puffs de pneu é justamente o fato de ser um artigo reciclado. Pois dar um novo uso a materiais como pneus evita que estes objetos sejam rejeitados no meio ambiente e acabem em rios e mares.

Por isso quem tem um Puff de pneu passa uma mensagem clara de responsabilidade e criatividade, além de proporcionar conforto de forma descontraída para os visitantes.

Certamente eles vão amar! Veja a segui uma série com todos os tipos de puffs que encontramos, em seguida vamos mostrar passo a passo como produzir cada um deles. Segue a ideia!

Prático Puff de pneu pintado

Sem dúvida este é um dos mais fáceis de fazer, pois basta dar uma limpeza boa no pneu, em seguida é só criar o tampo com um molde do tamanho do pneu.

Puff de pneu pintado de branco com almofada amarela. Foto: Duqu8

Finalmente é só pintar o pneu usando tinta esmalte. Como o pneu é preto, o ideal é que você pinte o pneu com um primer banco, com demãos suficientes para que o penu fique claro. deste modo a cor que você aplicar em seguida ficará muito mais viva sem muito trabalho.

Puff de pneu pitando de preto. Foto de Muy Juarense

Como na imagem acima, você pode pintar de preto e realçar ainda mais a ideia de pneu, deixando a borracha com aspecto novo.

Para o primer indicamos uma tinta spray colorgin para plástico. Esta pe ideal pois adere melhor à borracha dando mais durabilidade à pintura.

Nem toda tinta spray é boa para a borracha, pois algumas são corrosivas a este material, portanto fique ligada(o)

A desvantagem é que a pintura desgasta com o tempo e com impactos, porém nada que uma nova demão a cada ano não renove a aparência do seu móvel. 

Puff de pneu com almofada

Uma forma super rápida de fabricar seu primeiro puff de pneu é utilizando um tampo de almofada. Poisé justamente a almofada que cria um apoio no centro do puff e deixa ele “sentável”.

Puff de pneu com almofada de corinho colorido. Foto: Elo7

Além disso a almofada pode receber cores, texturas e até estampas diversas, por exemplo.

Puff de pneu com tecido

Uma das opções mais interessantes são os puffs de pneu com tecido. Pois o tecido ajuda a cobrir toda a área do pneu, deixando o trabalho com um aspecto menso artesanal.

Puffs de pneu em tecido vermelho e branco

Apesar de ser mais dif´cil de fazer, é super tranquilo se você sabe fazer costuras com elástico. Além disso, é possível escolher tecidos especiais de estofamento como os encerados e os impermeáveis.

Experimente cores, texturas e até estampas diferentes que certamente vai ficar show. Caso você não tem experiência com costura. Basta montar a estrutura do puff de tecido e pedir ajuda a um estofador.

Puff de Pneu duplo com tecido

Puff de pneu com crochê

O crochê é uma alternativa super fofinha que pode ser feita em forma de capa ou utilizando o fio de malha enrolado.

Puff de pneu com crochê. Foto: Elo7

Em ambos os casos o resultado é super lindo e colorido. Além disso é tão fácil de fazer quanto o exemplo anterior. Mais abaixo nesta página você vai ver um passo a passo que ensina o modo correto de fazer puffs de crochê.

Lindos Puff de pneu com corda colorida

Outra ideia que está bombando no momento são estes puffs de pneu com corda colorida. São super descolados e ideais para ambientes jovens. Além disso, exigem muito poucos materiais. No entanto o pneu deve estar menos deteriorados uma vez que eles ficam expostos.

Lindo puff de cordas trançadas. Foto: magazin.ebay-kleinanzeigen.de
Lindo puff de cordas ideal para áreas abertas e molhas. Foto: diyways.com
Veja um vídeo de como fazer no final. Imagem: behance.net
Puff de pneu com borrachas. Foto: imovelweb.com.br

Para este tipo de puff você vai precisar de cordas coloridas de nylon e uma furadeira apropriada para perfurar a borracha. Em seguida é só trançar e amarrar bem as cordas nos furos na borda do pneu.

Puff de pneu com corda de sisal

Puff de pneu com cordas coloridas. Foto: Dawanda

Olha que legal estes com corda de sisal. Uma forma super prática de fazer o seu puff de pneu ficar com uma aparência mais rústica e natural.

Puff de Pneu com couro ou courino

Há que curta móveis mais tradicionais, então a opção mias legal é usar couro ou imitações deste. Um dos materiais que imitam couro é o corinho, por exemplo. Além de ser mais barato é muito mais fácil de trabalhar.

Puff feito com revestimento de couro

Puff de pneu com rodinhas

Como falamos anteriormente, fica difícil distinguir os puffs de uma simples poltrona, porém a ideia é a funcionalidade e personalização. Então se você precisa de rodinhas em seu puff, coloque! São super simples de fixar e podem ser adquiridas na internet.

Puff com rodízios para transporte. Ideal para pessoas com dificuldade d elocomoção.

Com poucos cliques você compra conjuntos de rodinhas de diversos formatos e tamanhos para incrementar seus pufs.


Apenas escolha conjuntos de quatro rodinhas e não 3 e que já venham com conjunto de parafusos, porcas a arruelas para a instalação. Assim você evitar ter que comprar estes itens separadamente.

Puff de pneu com pés

Os pés ajudam conservar o móvel e deixam ele mais elegante. Também economiza pneus, uma vez que basta um pneu para se ter a altura ideal de um puff. Por outro lado os puffs que são vistos por ai precisam de dois pneus comuns para ficar altos o suficiente.

Puff com Pneu pintado.
Puff de sisal com pés e arranjos. Foto: Pinterest

Lembrando que tanto os puffs feitos com rodinhas como os feito com pés, se faz necessário ficar estes em uma tábua que pode ser mdf ou outro tipo de madeira. Jamais tente fixar estes itens diretamente na borra pois esta não tem resistência para sustentar o peso.

Puff de pneu com encosto

Outro tipo de puff de pneu muito procurado são aqueles que possuem encosto. Pois é uma alternativa para quem precisa de um pouco mais de conforto.

Exemplo de puff com encosto de madeira. Foto: handfie.com

O encosto pode se introduzido com ajuda de uma base de madeira, porém isso torna a produção do puff muito menos prática. Portanto não achamos que seja uma opção interessante para quem nunca fez este tipo de trabalho, por exemplo.

Puff de pneu com Baú

Por fim, mostramos esta nova funcionalidade especial para apartamentos pequenos. Pois com ela é possível aproveitar os espaço interno dos pneus para armazenar objetos.

Lindo Puff de pneu com baú e feito em tecido e estofamento interno. Foto: Vulcan Lyric

Também é uma ideia muito bacana para quartos de crianças e afins, pois é possível usar como guarda brinquedos.

Puff com câmara de pneu

Embora seja difícil de achar câmara de ar hj em dia. Não é raro encontrar de alguns modelos de pneus em carros mais antigos. Pois com estas relíquias é possível fazer um puff maravilhoso como vemos na imagem abaixo.

Puff com câmara, Foto: Pinterest

Como fazer puff de pneus passo a passo

Como você já deve ter reparado, existem muitas opções de produtos, por isso as técnicas de produção também serão variadas. Nesta seção do artigo trouxemos a principais técnicas passo passo que certamente vão te dar uma luz na hora de produzir.

Antes de começar seu puff tenha em mente qual altura e quando pneus você tem disponível. Além disso, quantos puffs você irá fabricar. Os puffs podem ser feitos com dois pneus conjugados ou apena um.

Também se os móveis serão dotados de pés, rodinhas ou afins. Tendo este planejamento em mente fica mais fácil tomar decisões e comprar os itens corretos. Vamos aos tutoriais?

Como fazer puff de corda sisal

Como fazer puff de pneu com crochê ou fio de malha

Neste vídeo é mostrado passo a passo o processo de construção de um lindo puff de pneu com fio de malha crochê. O resultado é sensacional. Acompanhe esta primeira técnica em vídeo que trouxemos para você.

Como fazer puff com almofada

Este projeto é simplesmente sensacional e utiliza tanto almofadinha como os pés no fundo. É um dos trabalhos com resultado de acabamento mais profissional. Quer iniciar um artesanato para abalar? então comece por esse que certamente todos vão adorar.

Para começar. meça o círculo interno do pneu. Utilizando esta medida corte dois pedaços de MDF. Estas serão as bases para fabricar os puffs. Caso você não tneha possibilidade de fazer, solicite a um marceneiro.

Em seguida, pegue a base inferior e risque dividindo a base em 4 partes iguais, como se fosse uma pizza. Pois cada uma destas linhas mostra a posição dos pés palito.

Faça furos ao longo do círculo atravessando também o pneu. Estes são os espaços que vão ser parafusados junto com arruelas e porcas. Tanto na parte externa do pneu como na parte interna.

Para o puff ficar fofinho foi adicionado uma manta de silicone em volta.

Com ajuda de um grampeador de tapeceiro, pregue o tecido começando pela base.

Para fazer a almofada do assento, bata cortar o tecido de sua preferência usando como molde o círculo de mdf. Em seguida basta preencher com silicone e grampear.

Este puff também serve como baú e para finalizar é só fizar a almofada com velcro no topo.

Materiais necessários

  • 1 pneu;
  • pés palito (ou outro modelo);
  • Manta acrílica;
  • Fibra siliconada;
  • Chapas de MDF;
  • Tecido para estofar;
  • Parafusos, porcas e arruelas;
  • Grampeador de tapeceiro

Puff de pneu com corda trançada

Neste vídeo tem um passo a passo super simples de como fazer o puff de corda trançada. Este projeto foi feito com 32 furos e o resultado ficou fantástico. Veja abaixo o vídeo e se surpreenda.

Vantagens de fazer puffs de pneu reciclado

Todo mundo tem carro, e de tempos e tempos, pelo menos um par de pneus precisa ser substituído. Logo a primeira grande vantagem é a facilidade de se conseguir pneus velhos.

Além disso você evita de deixar este material descartado em algum lugar sendo foco de dengue e outras doenças péssimas. Não é mesmo? Além de salvar a natureza de um produto que demora milênios para de degradar, você também ajuda a saúde pública.

A durabilidade deste material é indefinida. Portanto tenha a certeza de que ao fazer um puff de pneus é possível usar ele por anos a fio sem que ele perca sua estrutura.

Ainda está com dúvida das vantagens? Então veja logo a seguir todas as inumeráveis possibilidades de uso. Certamente você vai se impressionar.

Outros usos de puffs de pneu

Balanço com puff de pneu. Foto
Puff de pneu como balanço para jardins e terraços. Foto
Caminhas para pets feito com pneus. blogdavania.com

Ambientes com pufes de pneu reciclado

Puffs de pneu com almofada em quarto infantil.
Puff de pneu como apoio de pés em sala de estar.
Conjunto com pneus pintados
Ambiente aberto com puffs. Foto: Pìnterest

Veja dezenas de ideias de puffs de pneus

Puff de pneu com croche colorido. Foto
Puff com cordas coloridas e trançadas. Foto: Pinterest
Sala com puffs em mesas de centro
Puff com tiras de borracha. archzine.net
Foto. Pinterest
Puff com tecido estampado
Pintrest
Puff com tecido de chita
Puff de pneus em par
Puffs com tiras de courino. Foto de Tribuna do Ceará

Gostou da dica!? Espero que sim, pois preparamos tudo com muito carinho para você. Não esquece de compartilhar com seus amigos e amigas para que mais pneus sejam removidos da nutureza.

Veja também

Se você curtiu esta postagem com altas dicas de reciclagem e decoração, certamente você vai adorar esta outra com uma ideia muito bacana. Veja como fazer puffs com garrafa pet. Clique na imagem ou no link abaixo para conferir.

Veja como fazer lindo puf de garrafas pet

2 comentários em “Puff de pneu usado: Como fazer”

  1. Pingback: Passo a passo para fazer puff de pneu - Ana Maria Braga | TV Artesanato Passo a Passo

  2. Pingback: Puff de pneu com cordas | Como fazer em casa Passo a passo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *